BLOG TRABALHISTA

Entenda Seus Direitos

A dúvida se o patrão pode ou não mudar o horário de trabalho do empregado passa na cabeça de muita gente e gera muitas tensões entre empresas e empregados.

Em 2024 o Carnaval será nos dias 10,11, 12, 13 e 14 de fevereiro. Sábado, domingo, segunda, terça e quarta-feira de cinzas. Como acontece em todos os anos seguidos, se inicia aquela discussão entre empregados e patrões, se podem trabalhar, se devem receber em dobro, se a empresa pode abrir, se é ou não é feriado, etc.

Tem empresas que o empregado comete um erro e a bronca vem ali mesmo, na hora, na frente de clientes, fornecedores, outros empregados. Não importa quem ou quantas pessoas estejam ali, o trabalhador que errou precisa ser repreendido na hora, no ato. Sem o menor cuidado, vem a bronca, o feedback, a cobrança. E o que é pior, muitas vezes,...

Nenhum emprego é eterno. Por melhor que seja, um dia chega ao fim. Nessa hora é importante que você saiba quais são os seus direitos. É exatamente isso que vou expor nesse texto, quais verbas devem ser pagas quando acontece a rescisão.

Eu fiquei doente e peguei um atestado de mais de 15 dias. A empresa pagou os 15 primeiros dias e me encaminhou para o INSS. Acontece que a perícia foi marcada para daqui 4 meses, e meu atestado venceu, mas a empresa não me aceita de volta enquanto eu não passar pela perícia. O que fazer?

Há muito tempo que o trabalho tem se amoldado às novas realidades e métodos de produção da sociedade capitalista. As organizações empresariais tem adotado postura de exigir cada vez mais resultados de um número cada vez mais reduzido de funcionários.

O número de acidentes de trabalho no Brasil é elevadíssimo. Muitos desses acidentes são graves e geram afastamentos do empregado do trabalho, às vezes por meses, às vezes por anos. Na maioria dos casos, o empregado acidentado é encaminhado para o INSS e se conforma com o recebimento do benefício previdenciário.

Nós sabemos que os empregos no Brasil, em sua grande maioria, são ruins, com chefes despreparados, ambientes hostis, perigosos, e com muitas, mas muitas situações de ofensa à honra e à dignidade do trabalhador.